Eleição para o Conselho de Administração da Caixa começa nesta segunda 26

Publicado em 26/02/2024 10:34

Fetec-CUT/CN apoia Fabiana Uehara, por seu histórico de luta em defesa da Caixa 100% pública e pelos direitos das empregadas e empregados do banco

 

Começa nesta segunda-feira 26 de fevereiro, e vai até a quinta-feira 29, a eleição para a representação dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, a mais importante instância de deliberação do banco, que decide a estratégia de longo prazo, levando em conta os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade. Todas as empregadas e empregados da ativa da Caixa podem votar, acessando o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele e, na página de votação, digitar 0002.

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) apoia a candidata Fabiana Uehara, que concorre com o número 0002. “Apoiamos a Fabiana para o CA da Caixa por seu engajamento no movimento sindical e sua história de luta em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados. Fabiana conhece todos os problemas da Caixa e dos trabalhadores porque já foi coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Federação.

“Fabi está pronta para representar os trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa. Nós das bases da Fetec seremos a voz e as pernas da Fabi e estaremos em todas as agências para defender sua candidatura”, emenda Edson Gomes, secretário de Bancos Públicos e coordenador do coletivo dos empregados da Caixa da Fetec-CUT/CN.

“A Fabi, como é chamada por seus colegas de banco, tem um longo histórico de defesa da Caixa pública e nunca deixou de mostrar que as empregadas e empregados são prioridade nesta luta”, elogia a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira,

Rafael de Castro, dirigente da Contraf-CUT e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), acrescenta: “A Fabi é jovem, tem o vigor necessário para fazer o que é preciso ser feito no CA e, ao mesmo tempo, tem a experiência de organização e coordenação da luta por direitos e melhores condições de trabalho para as empregadas e empregados. Ela tem lado nesta luta, o lado dos trabalhadores”.

Propostas de Fabi

Fabiana Uehara está em plena sintonia com os anseios das empregadas e empregados e é apoiada pela grande maioria das entidades de representação e associativas dos trabalhadores em todo o país.

Veja abaixo as principais propostas da Fabiana Uehara.

  • Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa;
  • Atuar no Conselho em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
  • Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes;
  • Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional;
  • Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa;
  • Atuar pelo fortalecimento da Caixa:
    • Pela reincorporação das subsidiárias;
    • Pela manutenção da exclusividade na administração das loterias;
    • Pela exclusividade da manutenção do penhor.

E mais!

  • Fabiana Uehara pautará a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.
  • Fabiana Uehara cobrará a resolução das “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.

Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações da Contraf-CUT