Fetec-CUT/CN faz a 17ª Conferência Regional dias 14 e 15, em Brasília

Publicado em 13/05/2024 09:34

Bancários dos sindicatos filiados à Federação do Centro-Norte vão discutir conjuntura nacional e aprovar propostas para a 26ª Conferência Nacional da categoria e Encontros Nacionais de Bancos.

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realiza nesta terça-feira 14 e quarta 15 de maio, em Brasília sua 17ª Conferência Regional, para discutir e aprovar as propostas que os delegados a serem eleitos levarão à Conferência Nacional dos Bancários e Encontros Nacionais de Bancos Públicos e Privados, que acontecerão em São Paulo, quando os representantes da categoria definirão a pauta da campanha nacional de 2024.

Ao final da conferência regional a Fetec-CUT/CN fará assembleia geral ordinária para apreciar o balanço anual da entidade, discutir as Comissões de Organização (COE) dos trabalhadores de cada banco e a participação dos bancários na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025 em Belém.

“A conferência será de extrema importância”, afirma Ayr José de Sá, secretário-geral da Fetec-CUT/CN. “Além de aprovar as propostas que os bancários do Centro-Norte apresentarão para a campanha nacional deste ano, vamos debater a conjuntura política e econômica nacional, o emprego e as inovações tecnológicas no sistema financeiro e o aquecimento global, mais do que nunca uma questão vital para o futuro da humanidade como estamos assistindo com a tragédia do Rio Grande do Sul.”

A 26ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada em São Paulo nos dias 7, 8 e 9 de junho. Antes, haverá os congressos dos trabalhadores dos bancos públicos, de 4 a 6 de junho, e o Encontro Nacional dos Bancos Privados, no dia 6. Todos na capital paulista.

Programação

Terça-feira, dia 14

9h – Abertura oficial
10h – Conjuntura Nacional e os Desafios da Campanha Nacional 2024, com a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
10h30 – Debate
11h – Juvandia faz as considerações finais.

11h20 – Conjuntura do Sistema Financeiro pós-pandemia, inovações tecnológicas e emprego, com o economista do Dieese Gustavo Cavarzan.
11h50 – Debate
12h10 – Considerações Finais
12h30min – Almoço

14h – Saúde e Condições de Trabalho, Menos Metas Mais Saúde. Fim do assédio moral, quando haverá apresentação de pesquisa sobre tema conduzida pela socióloga do trabalho Ana Magnólia, por videoconferência.
14h30 – Debate
14h50 – Considerações finais

15h – Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda e Reforma Tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR, com o economista Neuriberg Dias do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
15h30 – Debate
15h50 – Considerações Finais

16h – Representação do Ramo Financeiro, com Talita Régia, secretária de Organização do Ramo Financeiro da Fetec-CUT/CN, e Ivone Colombo, secretária de Cooperativas de Crédito da Federação.
16h30 – Debate
16h50 – Considerações Finais

17h10 – A importância da Comunicação Sindical (redes sociais, whatsapp, jornais) na luta por direito, democracia e melhores condições de trabalho. Com Rodrigo Britto, secretário de Comunicação da CUT DF e os jornalistas da Fetec-CUT/CN José Luiz Frare e Reginaldo Oliveira.
17h40 – Debate.
18h – Fechamento
18h10min – Encerramento, com apresentação cultural.

Quarta-feira, dia 15

10h – Resoluções da 17ª Conferência Regional e homologação dos delegados para a 26ª Conferência Nacional dos Bancários e para os Encontros Nacional dos Bancos Públicos e Privados

11h – Assembleia geral ordinária para discutir e aprovar o Balanço Financeiro de 2023 da Fetec-CUT/CN.

12h – Almoço

13h30 – Exposição das COEs.

14h – COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), com Vera Paoloni, diretora da Fetec-CUT/CN, presidenta da CUT PA e vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará.
15h – Encerramento.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN